nscarmo@micropic.com.br

         

      (35)3431-1125

 

 

 

 

 

Clique aqui para voltar

Roteiro para a família rezar antes do sepultamento do seu ente querido. (em tempo de Pandemia)


Roteiro para a família rezar antes do sepultamento do seu ente querido.

(Em tempos em que nossas igrejas estão fechadas e sem poder o padre ou um ministro da pastoral das Exéquias poder estar presente no velório e conduzir a celebração de despedida, preparei este roteiro para que a família e s amigos do (a) falecido (a) faça a oração de despedida, recomendando alma do ente querido nas mãos de Deus).

Providenciar antes da celebração: 1) Quem vai Dirigir a celebração, 2) Quem vai ler o Evangelho, 3) quem vai ler a meditação (explicação) do Evangelho, 4) Quem vai ler as preces.

- Leiam o roteiro antes para poder rezar bem com a sua família neste momento de dor e luto que vocês estão vivendo.

Canto (Opcional): Eu confio em nosso Senhor, com fé, esperança e amor. Eu confio em nosso Senhor, com fé, esperança e amor.


CELEBRAÇÃO

(Na funerária, no velório municipal ou na casa do (a) falecido (a)).

Dirigente (Alguém da FAMÍLIA ou um amigo (a): Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 

Todos: Amém.

Dirigente: Queridos irmãos e irmãs de nossa família. Aqui estamos reunidos para entregarmos nas mãos de Deus a alma de nosso (a) querido (a) (N...) que nosso Senhor chamou para junto Dele no céu. Hoje entregamos o corpo, confiamos à terra, da qual foi modelado um dia e se tornou um ser vivente. Nas águas no batismo ele (a) se tornou filho (a) amado (a) de Deus e o que Deus lhe reservou é o Paraíso.

Rezemos juntos: Senhor nosso Deus, que chamastes deste mundo o (a) vosso (a) filho (a) (N...) para junto de Vós. Nós, seus familiares, Vos rogamos que ele (a) obtenha de Vós o perdão de seus pecados. Seja levado a Vossa presença pelo seu anjo da guarda e apresentado ao Senhor, pelas mãos de Nossa Senhora. Vos pedimos ó Pai, por meio do Vosso Filho, Senhor e Juiz da história, na unidade do Espírito Santo, o nosso Consolador. Amém.

Dirigente: Vamos juntos nos preparar para ouvir a Palavra de Deus cantando: EU VIM PARA ESCUTAR, TUA PALAVRA, TUA PALAVRA, TUA PALAVRA DE AMOR.

Alguém da família: irmãos e irmãs de nossa família aqui reunida: O Senhor esteja convosco:

Todos: Ele está no meio de nós.



- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, Segundo João (Jo 14, 1-6)

Todos: Glória a Vós, Senhor.

- "Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: Não se perturbe os vossos corações. Tende fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa do meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar e quando eu vos tiver ido e tiver preparado um lugar eu voltarei e vos levarei comigo, afim de que aonde eu estiver, estejais também vós. Tomé perguntou para Jesus: Senhor, nós não sabemos para onde vais, como podemos conhecer o caminho? Jesus respondeu: eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim". Palavra da Salvação.

Todos: Glória a Vós, Senhor.


Pequena meditação da Palavra de Deus que foi Proclamada.

- O Dirigente da celebração ou alguém da família lê e acrescenta outras palavras se achar oportuno e conveniente: (Pode ser a mesma pessoa que proclamou o Evangelho ou outra)

            Amados irmãos de nossa família, a nossa fé e esperança na Ressurreição, isto é, na promessa de Jesus que é vida eterna para os que Nele creem nos reúne neste momento para rezarmos pelo (a) (N...).

Por mais que hoje estejamos sofrendo porque a morte o (a) tirou de nós e não poderemos mais, nesta terra, conviver, que o nosso coração seja consolado, porque Jesus nos disse no evangelho que acabamos de ouvir, que Ele levaria consigo todos os seus para a morada que foi preparada para todos os filhos de Deus. Então, o (a) (N...) está nas melhores mãos e na melhor companhia. Nós que aqui ainda ficamos, vamos lutar e batalhar todos os dias para um dia também merecer o céu como nossa morada depois desta vida terrena. Amém.

 

Dirigente: Rezemos agora pedindo a Deus o descanso eterno de nosso (a) querido (a) (N...) Respondendo: SENHOR DA VIDA, ATENDEI - NOS.



(Uma pessoa da família ou um amigo (a) lê as preces):

1) Para que Deus nossa vida dê a vida eterna para (a)  (N...). Rezemos ao Senhor: SENHOR DA VIDA, ATENDEI- NOS.

-2) Por todos os que se encontram enfermos, pelos que estão agonizando neste momento, Rezemos ao Senhor...

3) Pelas almas do purgatório, as almas esquecidas em nossas orações e pelos que foram sepultados como indigentes, Rezemos ao Senhor.......

4) Por nossa família aqui reunida que hoje entrega o (a) (N...) nos braços de Deus. Rezemos ao Senhor...

 

Dirigente: Esta é a nossa oração, Senhor Deus, que Lhe apresentamos com fé e na esperança da Ressurreição de nosso (a) irmão (ã) (N...). Por Cristo nosso Senhor. Amém.

O Dirigente motiva a família: Com a nossa mão direita estendida para o corpo de nosso (a) irmão (ã) rezemos juntos esta oração de entrega:

 

Todos: SENHOR NOSSO DEUS, COM FÉ E ESPERANÇA NA RESSUREIÇÃO QUE O SENHOR PROMETEU, ENTREGAMOS AGORA O CORPO DE NOSSO (A) IRMÃO (Ã) (N...) NAS VOSSAS MÃOS. AGRADECEMOS-VOS, Ó PAI, PELA VIDA QUE LHE DESTES E PELO TEMPO QUE PERMITIU QUE ELE (A) FICASSE AQUI CONOSCO. DAI A ELE (A) O DESCANSO E A LUZ ETERNA. AMÉM.

 

Dirigente: Rezemos agora, família aqui reunida na fé a oração que o Senhor Jesus Ressuscitado nos ensinou:

Todos: Pai Nosso que estais nos céus ...

 

O Dirigente da celebração asperge o corpo com a água benta e convida os demais familiares para aspergir também (Tenha sempre água benta na sua casa. Providencie com o padre de sua paróquia ou nos programas de evangelização pela TV quando os padres abençoam a água. Coloque também a sua água para ser abençoada).

(Após a aspersão do corpo com a água benta todos rezam juntos 3x a Ave Maria motivada pelo Dirigente da celebração como pede abaixo):

 

Dirigente: Rezemos juntos pedindo a Nossa Senhora que seja neste momento a advogada do (a) (N....) na porta do Céu, para que Deus em sua infinita  bondade o(a) acolha em sua glória e a nós que aqui ficamos nos console com seu amor de Mãe:

Todos: Ave Maria ...

 

O Dirigente e os demais familiares e amigos encerram a celebração traçando em si mesmos o sinal da Cruz rezando:

- O SENHOR DEUS DA VIDA, QUE NOS CONSOLA EM TODAS AS NOSSAS AFLIÇÕES, NOS ABENÇOE E NOS GUARDE, EM NOME DO PAI, E DO FILHO E DO ESPÍRITO SANTO.  AMÉM

Dirigente: A Esperança da Ressurreição em Cristo Jesus seja a nossa força, Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe.

Todos: Graças a Deus.

 

Roteiro preparado por: Pe. Robson Aparecido da Silva.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Cambuí/MG

Arquidiocese de Pouso Alegre/MG