nscarmo@micropic.com.br

         

      (35)3431-1125

 

 

 

 

 

Clique aqui para voltar

Quarta-Feira de Cinzas


A Quarta-feira de cinzas é o dia seguinte ao Carnaval.

Essa data dá início ao período da Quaresma, que vem da palavra "quarenta", ou seja, o número de dias que antecedem a Páscoa (os domingos não são considerados nessa contagem). A Quaresma compreende o período entre a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira santa.

Também chamado de Dia das Cinzas, não é feriado. No entanto, por questões culturais, geralmente os expedientes começam às 12h desse dia, após o ponto facultativo do Carnaval.

Atualmente, com o prolongamento das festas de Carnaval, há blocos que somente saem as ruas na quarta-feira de cinzas. Também é neste dia que ocorre a apuração das notas das escolas de samba do carnaval carioca.

Tradições da Quarta-feira de Cinzas

Os cristãos reservam a data para a reflexão e arrependimento dos pecados cometidos. É uma forma de iniciar a Quaresma, que representa os dias em que Jesus esteve no deserto jejuando, ao mesmo tempo que era tentado pelo demônio.

É por esse motivo que os católicos fazem jejum e abstinência da carne. Muitas pessoas optam por refeições que contenham peixe.

Além disso, a Quarta-Feira de Cinzas é um dia de preceito onde todos os fiéis católicos devem ir à missa. Nesta, ocorre uma cerimônia onde os presente são benzidos, geralmente na testa, com um pouco de cinza proveniente de ramos queimados que foram benzidos no ano anterior, mais precisamente no Domingo de Ramos.

quarta-feira de cinzas

O presidente da celebração traça a cruz enquanto recita as palavras "convertei-vos e crede no Evangelho".

A pequena cruz feita com a cinza sinaliza o estado de penitência que o fiel deverá guardar nos quarenta dias seguintes, bem como representa a fragilidade humana, de forma a recordar o que está escrito no Livro do Gênesis.

Horarios de Missas (Paróquia Nossa Senhora do Carmo):

09h: Missa na Igreja da Comunidade Santo Antônio

11h: Missa na Igreja  da Comunidade Mãe Rainha

18h: Missa na Igreja da Comunidade São Benedito

19h: Missa na Igreja Matriz