nscarmo@micropic.com.br

         

      (35)3431-1125

 

 

 

 

 

Clique aqui para voltar

ANO NACIONAL DO LAICATO - JANEIRO 2018 - PASTORAL DO BATISMO


Neste ano de 2018 que se inicia, celebra-se o Ano Nacional do Laicato então a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, realizará durante cada mês até novembro de 2018 um mês dedicado a uma Pastoral ou Movimento pertencente à Paróquia. No qual será uma conscientização, esclarecimentos e informações, além de ter uma missa em ação de graças aos membros da pastoral ou movimento.

No de mês de Janeiro, dedicamos um mês em Ação de Graças aos membros da Pastoral da Criança e da Pastoral do Batismo.

 

Data da Missa em ação de Graças para os membros da Pastoral:

- Pastoral do Batismo – 21 de Janeiro de 2018 às 19h

 

PASTORAL DO BATISMO

.

O que é o Sacramento do Batismo?
Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado original e regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e participantes de sua missão.

 

Objetivo
O Principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. É demonstrar que esse Sacramento não se resume apenas em batizar, mas também vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo

 

Quem pode receber o Batismo?
Pode receber o Batismo qualquer pessoa que não tenha sido batizada. A partir dos sete anos, a pessoa não batizada deve preparar-se, através da Catequese Paroquial, para receber esse sacramento.

 

Qual é a missão do Padrinho e da Madrinha?
O Padrinho e a Madrinha tem dupla responsabilidade:
1. orientar o(a) afilhado(a) no crescimento da fé cristã, complementando ou substituindo os pais nesta missão no impedimento destes, e

2. junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança.
Lembramos que ser padrinho ou madrinha não é um prêmio, mas sim um compromisso por toda a vida…

 

Para padrinho e madrinha é necessário:

- Ter consciência da missão que está abraçando, desejando ser luz e fermento da vida cristã da criança que está assumindo como afilhada;

- Ser católico, fiel aos preceitos da Igreja;

- Ser maior de 16 anos;

- Ser solteiro desimpedido ou serem casados na Igreja Católica;

Ter participado da Formação para o Batismo (válido por 1 anos).

Onde a criança deve ser batizada?
A criança deve ser batizada na comunidade onde os pais freqüentam. Caso se deseja realizar o batizado em outra Paróquia ou comunidade deve-se conversar com o Padre da comunidade de origem e pegar com ele uma autorização por escrito.

 

Ser batizado ou não, faz diferença?
”…A maior graça que alguém pode receber na terra”

É através do Batismo que participamos da Redenção que Jesus nos conquistou com o Seu precioso sangue. Tanto assim que Ele disse aos Apóstolos, pouco antes de sua Ascensão ao Céu: “Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Marcos 16,16).

Pelo pecado de Adão e Eva, a humanidade se separou de Deus, e experimentou a danação, já que Deus é a fonte da vida do homem. Jesus veio para “tirar o pecado do mundo” (João 1, 29) e recolocar o homem em comunhão com Deus. Ele fez isso pela sua Paixão e Morte de Cruz, e deixou a Igreja e os Sacramentos para que esta salvação chegue a cada pessoa. O Batismo é exatamente este primeiro sacramento que nos faz “membros do Corpo de Cristo” (conf. I Coríntios 12, 27) e participantes de Seus méritos. Assim, ser batizado, é fazer parte de Jesus, é ser membro de Sua Igreja, é ser filho de Deus adotado por Jesus Cristo, é ter o Céu por herança, e ter Maria como Mãe. Logo, ser batizado faz muita diferença!

Ser batizado é a maior graça que alguém pode receber na terra; por isso, a Igreja não quer que ninguém fique sem o Batismo; e a criança, pela fé dos pais e padrinhos, deve logo ser batizada.

 

 

INSCRIÇÃO PARA O BATISMO

Os pais e padrinhos devem:

- Residir na área da paróquia ou apresentar uma declaração ou transferência assinada pelo padre responsável da paróquia dos pais ou padrinhos.

- Ser católicos;

- Participar  do  curso de  formação para o  Batismo com  100% de freqüência ou  apresentarem  certificado do curso de Batismo concluído anteriormente (validade de 1 anos).

- Observação: Os casos especiais serão vistos pela equipe e, se necessário, será solicitada a orientação do Pároco.  

 

- Os batizados em nossa paróquia acontecem sempre no terceiro domingo de cada mês.

 

- O numero de inscritos por turma é de 12 crianças.

 

Orientações Gerais - Sacramento do Batismo

 

Quanto ao Batizando ‘‘É capaz de receber o Batismo toda pessoa ainda não batizada, e somente ela.’’ (CDC*, cân. 864)

 

Quanto aos pais:

‘‘Se os pais de uma criança, para qual pedem o Batismo, não se acham unidos pelo sacramento do Matrimônio, não se deve negar o Batismo à criança. Cabe à Igreja, na medida do possível, procurar conscientizar aqueles pais sobre a importância da vida de fé em Cristo e sobre a riqueza do sagrado Matrimônio, orientando-os a regularem sua situação perante a Igreja, caso haja impedimento canônico.’’ (cf. DPSAP** n. 09)

 

‘‘No caso de mães solteiras ou de uniões que não possam ser regularizadas, por estarem impedidas canonicamente, admite-se o Batismo à criança após conveniente conscientização dos pais e padrinhos sobre os compromissos que estão assumindo e sobre a necessidade de sua de sua participação na comunidade eclesial.’’ (DPSAP nº 10)

 

Quanto aos padrinhos:

Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:

1º) Seja designado pelo próprio batizando, seus pais ou por quem lhes faz as vezes, ou na falha deles, pelo próprio pároco ou ministros, e tenha aptidão e intenção de cumprir esse encargo;

 

2º) Tenha completado dezesseis anos de idade, e não tenha idade muito avançada.

 

 

3º) Seja católico, crismado, já tenha recebido o Santíssimo Sacramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;

 

4º) Se solteiro, sejam livres e desimpedidos; se casados, que estejam unidos pelo Sacramento doMatrimônio. Não sejam admitidos casais amasiados à função de padrinhos, uma vez que esses se encontram atingidos por pena canônica.

 

5º) Não seja pai ou mãe do batizando;

 

6º) Estejam dispostos a acompanhar, dedicada e responsavelmente, o afilhado no seu processo de amadurecimento da fé cristã católica.§ 2 - Quem é batizado e pertence a uma comunidade eclesial não católica, só seja admitido como testemunha do batismo, mas não como padrinho (cf. CDC, cân. 874)

 

 

Que roupa usar no batizado

 

- BATIZANDO: Roupa branca –  Normalmente, o iniciado usa roupas brancas,      

  que representam a pureza.

 

-PAIS, PADRINHOS,  MADRINHAS  E  CONVIDADOS:   Roupas adequadas para

 celebração.