nscarmo@micropic.com.br

         

      (35)3431-1125

 

 

 

 

 

Clique aqui para voltar

ANO NACIONAL DO LAICATO - AGOSTO 2018 - PASTORAL DA CATEQUESE OU PASTORAL CATEQUÉTICA


Neste ano de 2018, celebra-se o Ano Nacional do Laicato então a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, realizará durante cada mês até novembro de 2018 um mês dedicado a uma Pastoral ou Movimento pertencente à Paróquia. No qual será uma conscientização, esclarecimentos e informações, além de ter uma missa em ação de graças aos membros da pastoral ou movimento.

No de mês de Agosto, dedicamos um mês em Ação de Graças aos membros da Pastoral Vocacional, Pastoral Catequética e Pastoral Familiar


Data da Missa em ação de Graças para os membros da Pastoral:

PASTORAL CATEQUÉTICA – DIA 26 DE AGOSTO, às 19h, na Igreja Matriz.


Pastoral da Catequese, ou Pastoral Catequética, é a ação pastoral católica que assume compromisso com a boa educação religiosa na fé católica. Catequese é toda e qualquer forma de evangelização que a Igreja Católica encontra para fazer discípulos, dando suportes às pessoas para que conheçam e sejam melhor instruídos na fé cristã, no objetivo final de que tenham a vida no nome de Jesus Cristo e construam o Corpo de Cristo, a Igreja.

A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática com o fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã. - Catechesi Tradendae 

Entretanto, a catequese torna-se especialmente necessária para a preparação das pessoas que pretendem receber um dos Sacramentos católicos, principalmente os de Iniciação Cristã (BatismoEucaristia e Crisma). É nesse contexto que encontramos a Pastoral do Batismo, a Pastoral da Catequese da Eucaristia, e a Pastoral da Catequese do Crisma.

A missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. Realizando encontros semanais de formação, onde são apresentados temas do cotidiano, iluminados pela Palavra de Jesus que  traz a vontade do Pai, na força do Espírito, onde busca-se do verdadeiro sentido da vida.

“Na verdade. o crescimento interior da Igreja, sua correspondência ao desígnio de Deus, depende essencialmente da Catequese. Neste sentido, a Catequese deve ser considerada como momento prioritário na evangelização” (DGC 64).

Como processo permanente de educação da fé, visa o crescimento e amadurecimento progressivo, formando o cristão, em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo e com os irmãos, mediante a adesão pessoal a Jesus Cristo e a aceitação do seu caminho de salvação e libertação.

A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade

A catequese é um dos meios pelos quais Deus continua hoje a se manifestar às pessoas. Ela atualiza a Revelação acontecida no passado. O catequista experimenta a Palavra de Deus em sua boca, à medida que, servindo-se da Sagrada Escritura e dos ensinamentos da Igreja, vivendo e testemunhando sua fé na comunidade e no mundo, transmite para seus irmãos essa experiência de Deus. “A fidelidade a Deus se expressa na catequese como fidelidade à palavra e à integridade de sua mensagem”. Ele também é um profeta, pois, faz ecoar a Palavra de Deus na comunidade (DNC 27)

Para que se cumpra tão relevante papel, é preciso catequistas bem preparados, com formação sólida que envolva não só o conhecimento, mas o cultivo da espiritualidade do seguimento a Jesus Cristo, conforme nos convida o Documento de Aparecida. Daí a ênfase do Regional de Catequese quanto à formação dos catequistas.



Objetivos


·       Atender às orientações das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil,no tocante aos projetos de formação nas Arqui-Dioceses, assim como do Diretório Nacional de Catequese e Documento de Aparecida.

 

·       Articular entre as equipes de formação da Arqui-Diocese as experiências bem sucedidas já existentes, a fim de colaborar no seu crescimento.

 

·       Intensificar as reflexões sobre Catequese de Iniciação à Vida Cristã, na busca de caminhos para uma Catequese de inspiração catecumenal.

 

·       Oferecer alternativas de formação aos catequistas, respondendo às exigências de adaptação às novas situações que a sociedade apresenta.

 

·       Promover uma caminhada conjunta do Regional com a Arqui-Diocese, na busca de soluções comuns.

 

·       Manter as Equipes paroquiais atualizadas quanto ao progresso dos estudos relacionados à Catequese.


Fonte: http://diocesedesalgueiro.org.br/vidapastoral/catequese